sábado, 10 de julho de 2010

O projecto

O projecto “Criar Afectos iniciou as suas actividades no dia 9 de Fevereiro de 2009. Este é um projecto de intervenção social de apoio à população sénior residente na freguesia de Rio de Mouro.
Este projecto nasceu devido a uma necessidade por muitos sentida, a falta de actividade e companhia. A expressão que marca o inicio deste projecto com cabeça, tronco e membros é: “Acaba-se a praia começa a minha solidão”. Depois de ouvirmos esta expressão era inevitável começarmos a trabalhar num projecto de apoio aos mais idosos.
Já se realizavam passeios e idas ao teatro, mas com menos frequência, mas os nossos seniores precisavam e mereciam mais, algo que lhes possibilitasse usufruir de momentos de evasão, fraternidade, solidariedade e companheirismo.
O nome do projecto surgiu de repente, ao pensarmos no que queríamos fazer ao criar este projecto. Assim, “criar” surgiu da acção de criar um projecto e “afectos” surgiu por ser o que queríamos proporcionar aos nossos seniores, surgiu então “Criar Afectos”.
E foi assim, que começou o nosso projecto tendo no horizonte e como principal objectivo a diminuição do isolamento a que esta faixa da população está sujeita, e tendo como principal intuito proporcionar actividades lúdicas e cognitivas.
Durante este primeiro ano este projecto foi desenvolvido em instituições de apoio à terceira idade sediadas na freguesia bem como para a população não institucionalizada (com um núcleo na Junta de Freguesia).
Depois, da colónia de férias e da interrupção de Verão, o projecto retomou as suas actividades em Setembro.
Em Setembro e depois deste projecto se ter imposto, revelado dinâmico e proporcionador de criação de laços de partilha, solidariedade e afecto abrimos mais tês actividades que fizeram as delícias dos nossos seniores. Assim, passámos a ter cinco actividades semanais gratuitas: ginástica, atelier pedagógico, dança, teatro e informática.
Para além destas actividades semanais gratuitas proporcionámos aos nossos seniores novas experiências e vivências através de passeios, visitas a museus e idas ao teatro.

Um comentário:

  1. Drªa Marisa
    Estou radiante. Acabo de lhe enviar um comentário que foi recusado, mas vou tentar novamente. O projecto Criar Afectos tornou-se num ilustre cibernáuta após a criação inspirada do nosso «Blog».
    Esta é mais um capitulo que se inicia no nosso livro dos «Afectos».
    Está muito bem concebido e honra a comunidade Riomourense com mais este contributo a favor dos seus seniores.
    Estou cada vez mais orgulhosa de pertencer a este projecto, ele também é toda a minha paixão.
    Obrigada drª Marisa, por tanto nos dar da sua juventude, um dia quando chegar à nossa idade alguém a recompensará
    Laurette Urbano

    ResponderExcluir